Foi realizada na semana passada (23/06), a partir de uma solicitação de apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), ao 1º Batalhão de Polícia Ambiental do Estado, uma operação em conjunto para detectar infrações e crimes ambientais no Município.
Primeiramente foi feito um estudo do local onde seria realizada a operação e em seguida as equipes se deslocaram até lá.
Na operação na localidade do PA Varjão, foi dectado invasão, construção ilegal e parcelamento de Área de Preservação Permanente – APP, feita por invasores das cidades de Americano do Brasil e de Goiânia, ao qual, após operação, as construções na APP foram demolidas e o material retirado do local. Foi dectado extração ilegal de ouro, no total, 7 gramas de ouro, metal pesado, bateias, peneiras e mercúrio, que foram apreendidos e serão encaminhados para a Polícia Civil do Município. O infrator da extração, foi identificado em flagrante, o material e as ferramentas foram apreendidos pela SEMMA e pela Polícia. Houve apreensão também, de duas redes de pesca e um espinhel, e o responsável foi autuado por pesca predatória.
A SEMMA fez uma busca aos dados dos infratores que estavam parcelando as áreas da União, dando continuidade no processo administrativo. Já a operação em conjunto com a SEMMA e Polícia Ambiental, serão tomadas as medidas necessárias jurídicas, administrativas e criminais em conjunto com o Ministério Público Estadual.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Clementino, as operações em conjunto no Município, a exemplo desta, serão realizadas durante todo ano de 2022.
Redação: Dagmar Talga/Ascom – Prefeitura de Goiás.
Fotos: Lorrany Rodrigues/Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
PREFEITURA DE GOIÁS – 2021/2024.







