11ª Conferência Municipal de Saúde de Goiás-GO
Etapa Municipal da 18ª Conferência Nacional de Saúde
“Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”
Informações do evento
Data: 30 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: das 8h às 17h
Credenciamento: titulares, das 8h às 10h; suplentes, das 10h às 12h
Local: Espaço Comary Mendanha (Conviver)
Edição: 11ª Conferência Municipal de Saúde
Convocação: Decreto nº 563/2026, de 07 de maio de 2026
Tema central
A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Goiás-GO tem como tema central:
“Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”
Trata-se da etapa municipal da 18ª Conferência Nacional de Saúde, reunindo gestores, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços, usuários do SUS e representantes da sociedade civil para discutir propostas, diretrizes e prioridades voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.
A conferência tem por finalidade avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a atualização do Plano Municipal de Saúde, além de contribuir com a elaboração dos planos estadual e nacional de saúde.
Eixos temáticos
Os debates da conferência serão organizados em quatro eixos temáticos:
Eixo I — Democracia, saúde como direito e soberania nacional
Eixo II — Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social
Eixo III — Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde, com foco em emergências climáticas e justiça socioambiental
Eixo IV — Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral
Programação
- Credenciamento — Titulares: das 8h às 10h | Suplentes: das 10h às 12h
- Solenidade de abertura — Início às 8h30, com pronunciamento das autoridades
- Plenária de abertura — Apreciação e aprovação do regulamento da conferência
- Palestras e debates — Apresentação dos eixos temáticos e análise da situação de saúde do município
- Trabalhos em grupos — Discussão e formulação de diretrizes e propostas por eixo temático
- Plenárias dos segmentos — Eleição de 8 delegados para representação do município na etapa seguinte
- Plenária final — Votação do relatório consolidado de diretrizes, referendo dos delegados eleitos e apreciação de moções
Quem participa
- Gestores e prestadores de serviços de saúde
- Trabalhadores da saúde
- Usuários do SUS
- Delegados, suplentes, convidados, expositores e debatedores
Os delegados terão direito a voz e voto nas deliberações. Os convidados terão direito a voz, conforme o regulamento.
Delegados e representação
As plenárias dos segmentos elegerão, de forma paritária, 8 delegados, assim distribuídos:
- 4 representantes dos usuários
- 2 representantes dos trabalhadores da saúde
- 2 representantes dos gestores e prestadores de serviços
Moções
Poderão ser apresentadas moções sobre temas de repercussão municipal, estadual ou nacional, observadas as regras do regulamento oficial da conferência. As propostas deverão ser formalizadas em formulário próprio, dentro do prazo estabelecido pela organização.
Regulamento oficial
O regulamento completo da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Goiás-GO, com as normas de funcionamento, critérios de credenciamento, organização dos grupos de trabalho, plenárias, delegados e moções, está disponível no link abaixo:
Realização: Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de Goiás e Conselho Municipal de Saúde da Cidade de Goiás-GO.
Comentários
Os comentários estão desabilitados para este conteúdo.